Rua Gustavo Maciel, 22-40
Edifício Altos Empresarial - Sala 34 | Bauru
Horário de Atendimento
segunda a sexta: 7h — 18h

O verão é uma estação muito querida, pois é sinônimo de sol, praia, piscina e diversão. Nesse período o filtro solar é muito importante, pois também é uma época que exige cuidados especiais com a pele, devido a maior exposição aos raios solares, podendo sofrer danos como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Este artigo foi escrito com o intuito de ajudar você a entender mais sobre o valor do filtro solar para a estação, assim como quais são os benefícios do seu uso diário. Além de falar sobre como escolher o melhor produto para o seu tipo de pele e como aplicá-lo corretamente. Confira!

Por que o filtro solar é importante?

O filtro solar é um produto com a função de filtrar a radiação ultravioleta (UV), diminuindo os danos nocivos dessa ação. A radiação UV pode ser dividida em dois tipos: UVA e UVB.

O tipo UVA é responsável pelo bronzeamento e também pelo envelhecimento da pele. Pois, ele penetra profundamente nas camadas da derme e provoca alterações no colágeno e na elastina, sendo as fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Além disso, a radiação UVA também está relacionada com o surgimento de manchas na pele, como o melasma, e com o desenvolvimento do câncer de pele.

A radiação UVB pode causar vermelhidão e queimaduras solares no momento em que atinge principalmente a camada mais superficial da pele, a epiderme. Além disso, ela também está associada ao câncer de pele, principalmente o tipo mais agressivo, o melanoma.

O filtro solar atua como uma barreira física ou química que impede ou reduz a penetração dos raios UV na pele, desse modo evitando os seus efeitos nocivos.

Quais são os benefícios do uso diário?

O uso diário do filtro solar traz diversos benefícios para a manutenção da saúde e da beleza da pele. Veja alguns deles:

  • Previne o câncer de pele: por conta do clima tropical e ensolarado o ano todo, o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil. O uso do filtro solar ajuda a prevenir o surgimento de lesões malignas na pele causadas pela exposição excessiva aos raios UV.
  • Retarda o envelhecimento precoce: o uso constante ajuda a preservar o colágeno e a elastina da pele. Com isso, o filtro solar previne o aparecimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e perda de volume facial.
  • Evita o surgimento de manchas: o uso ajuda a evitar a formação de manchas na pele causadas pela exposição aos raios UV, como as sardas, os lentigos solares e o melasma. O filtro solar também ajuda a clarear as manchas já existentes ao impedir que elas sejam estimuladas pela luz solar.
  • Hidrata e nutre a pele: além de proteger a pele dos raios UV, muitos filtros solares possuem em sua composição ingredientes hidratantes e nutritivos para a pele, como vitaminas, antioxidantes, ácido hialurônico e ceramidas. Pois, esses ingredientes ajudam a manter a pele macia, hidratada e iluminada.

Como escolher um bom filtro solar?

Para escolher um bom filtro solar, é preciso considerar as características da pele quando exposta à radiação sem proteção. De maneira geral, o recomendado é um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 30. Assim, pessoas de pele mais clara ou com doenças que deixam a pele mais sensível devem usar um protetor solar com um FPS maior.

Além disso, também é importante escolher um adequado ao seu tipo de pele. Existem diferentes tipos disponíveis no mercado, como cremes, loções, géis, sprays e bastões. Cada um deles tem uma textura, uma absorção e um acabamento diferente na pele. Dessa forma, veja algumas dicas para escolher o melhor filtro solar para o seu tipo de pele:

  • Pele seca: prefira os filtros solares em creme ou loção. Eles são mais hidratantes e evitam o ressecamento da pele. Evite os filtros solares em gel ou spray, que podem ressaltar as áreas secas da pele.
  • Pele oleosa: prefira os filtros solares em gel ou gel-creme: são mais leves e não deixam a pele com aspecto pegajoso ou brilhante. Evite os filtros solares em creme ou loção, que podem obstruir os poros e causar acne.
  • Pele mista: prefira os filtros solares em gel-creme ou loção oil-free por serem equilibrados e não deixarem a pele nem muito seca, nem muito oleosa. Evite os filtros solares em creme ou spray, que podem deixar a pele com aspecto irregular.
  • Pele sensível: prefira os filtros solares hipoalergênicos e sem fragrância para não irritar a pele. Evite os filtros solares com álcool ou corantes, eles podem causar alergias ou inflamações na pele.

Como aplicar corretamente?

De nada adianta escolher um bom filtro solar se ele não for aplicado corretamente na pele. Afinal, para garantir uma proteção eficaz, é preciso seguir algumas recomendações na hora de usar o produto. Veja quais são elas:

  • Aplique o filtro solar diariamente: o uso do filtro solar deve ser diário, mesmo nos dias nublados ou chuvosos, pois a radiação UV atravessa as nuvens e atinge a pele. O filtro solar também deve ser usado em ambientes fechados, pois a radiação UV pode ser refletida por superfícies como vidros, espelhos e telas.
  • Aplique o filtro solar antes de se expor ao sol: o ideal é aplicar cerca de 15 a 30 minutos antes de sair. Assim, há tempo de formar uma camada protetora na pele. Se você se expor ao sol por muito tempo, aplique o filtro solar antes de vestir a roupa, para evitar deixar áreas desprotegidas.
  • Aplique o filtro solar em quantidade suficiente: muitas pessoas aplicam o filtro solar em quantidade insuficiente, reduzindo a sua eficácia. A recomendação é aplicar cerca de 2 mg de produto por cm² de pele, equivalendo a uma colher de chá para o rosto e uma colher de sopa para cada braço ou perna.
  • Aplique o filtro solar em todas as áreas expostas: muitas pessoas se esquecem de aplicar o filtro solar em áreas como as orelhas, o pescoço, o colo, as mãos e os pés, que também ficam expostas aos raios UV. Não se esqueça de proteger essas áreas com o produto adequado.
  • Reaplique o filtro solar a cada duas horas: o filtro solar perde a sua eficácia com o tempo, principalmente ao transpirar ou entrar em contato com a água. Por isso, é preciso reaplicar o produto a cada duas horas, sempre que sair da água ou secar-se com uma toalha.

Cuide-se nesse verão!

Por fim, ao seguir essas dicas, você poderá aproveitar o verão com segurança e saúde para a sua pele. Lembre-se de que o filtro solar é um aliado de sua beleza e do seu bem-estar ao ajudar a prevenir doenças graves como o câncer de pele e também a manter uma pele com aparência jovem, minimizando rugas, manchas escuras e flacidez.

Agende uma avaliação e saiba comece a cuidar da sua pele.

Foto da doutora Vanessa para o artigo do filtro solarDra. Vanessa Tonolli – Acompanhe no Instagram.
Dermatologista

Formada em uma das melhores universidades do Brasil, a UNESP de Botucatu, com residência em dermatologia. Especializada em procedimentos estéticos e tricologia (área da dermatologia que cuida da saúde dos cabelos).
Acredita em uma dermatologia com base na ciência, em tudo que há de mais novo e atualizado, com tecnologias modernas no consultório para tratamento e prevenção de flacidez, manchas, rugas, estrias, cicatrizes e muitas outras queixas.

Deixe um comentário